Atividades a serem desenvolvidas no evento

15 ANOS DE LETRAS EM BRUMADO: Ensino, Pesquisa e Formação docente deverá desenvolver quatro tipos de atividades:

   6.6.1 Conferência

Estão previstas duas conferências: uma de abertura do evento proferida pela professora convidada, a primeira doutora do nosso curso, Denise Barreto e outra sobre a História do Curso de Letras e homenagem às ex-diretoras Maria Telma Oliveira e Marcilene Oliveira Sampaio, pela Diretora do departamento Jaciara de Oliveira Sant’anna Santos:

Conferência de abertura:

Profº. Dra. Denise Aparecida Brito Barreto - UESB
Possui graduação em Letras, Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1999), graduação em Letras, Licenciatura Plena com Habilitação em Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. Atualmente é pesquisadora do PPGEd, membro do comitê de ética e pesquisa da Faculdade Independente do Nordeste, membro do comitê científico e tecnológico da Faculdade Independente do Nordeste e professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita, linguagem, formação de professores, práticas educativas e alfabetização.

Conferência sobre a História do curso de Letras em Brumado e Homenagem à Marcilene Sampaio e Maria Telma Oliveira
Profa. Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos – Diretora do DCHT – CAMPUS XX da UNEB
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro (1995) e graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998), especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, especialização em Planejamento e prática de Ensino pela UNIBA e Faculdades Montenegro e Psicopedagogia pela Faculdades de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestranda em Docência Universitária, pela Universidade Tecnológica Nacional, Buenos Aires, Argentina. Atualmente é diretora do Campus XX da Universidade do Estado da Bahia, professora - Extensão universitária- Uneb. Rede Uneb 2000 e efetivo - Secretaria de Educação do Estado da Bahia como Coordenadora Pedagógica do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Vitória da Conquista Ba. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento e Alfabetização, Dificuldades de Aprendizagem, Escola Pública, Relações Interpessoais, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Planejamento educacional e Meio Ambiente.

  6.6.2 Mesas Redondas 
Serão 7 (sete) mesas-redondas reunindo pesquisadores  do curso de Letras da UNEB Brumado e dos seus egressos.




Mesa 1: A pesquisa acadêmica no curso de Letras: Diálogo com doutores
Prof. Dr. Baktalaia de Lis Andrade Leal - UNEB
Graduado em Letras com Português/Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Especialista em Linguística (2006), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2012) e Doutor em Letras pela PUC de Minas Gerais (2017). Atualmente é professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem, Linguística, Semântica, Análise do Discurso e Ensino.

Profª. Dra. Cláudia Madalena Feistauer– UNEB
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990), mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2009) e Doutorado em Linguística pela PUC-RS/UNEB-PPGEL (2014). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, leitura, ensino, sociolinguística e variação. Cursa Pedagogia na UNINTER.

Profa. Dra. Vivian Meira de Oliveira- UNEB
Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. É Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez Estágio de Doutorado na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Sintaxe Gerativa, Interface Sintaxe-Semântica, Contato entre Línguas, Sociolinguistica e Mudança Diacrônica no Português do Brasil. Atualmente desenvolve pesquisas em Sintaxe Gerativa e Sociolinguística. É membro da Editoria Científica da revista Fólio, é coordenadora do Grupo de Pesquisa Aspectos Sintáticos e Semânticos do Português Brasileiro (UNEB) e coordena o Curso de Pós Graduação Lato Sensu Especialização em Linguagem: Aspectos Sociais e Jurídicos (UNEB) e o Núcleo de Pesquisa e Extensão (UNEB).

Mesa 2: A pesquisa acadêmica no curso de Letras: Diálogo com doutores
Profª. Dra. Renailda Ferreira Cazumbá
Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2016). É Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, onde Coordena o Comitê Proler - UNEB de Brumado. Possui experiência na área de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, com ênfase em Formação Docente, Leitura Literária e Literatura e Outras Linguagens, atuando em temáticas como Memória, Regionalismo, Cultura, Poéticas da Oralidade e Incentivo à Leitura.


Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos- UNEB
Graduado em Letras com habilitação em Inglês, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2000), especialista em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa (2004), Mestre em Letras: Linguagens e Representações (UESC) (2010) e doutor em Educação pela UNICAMP (2017). Membro dos Grupos de Pesquisa ALLE/AULA - Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (UNICAMP), GIPRESS - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sociedades Sustentáveis (UNEB) e Literatura, História e Sociedade (UNEB). Atualmente é professor de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XX - Brumado, categoria Assistente. Ministra aulas na Graduação em Letras, no curso de Especialização em Literatura Brasileira: Formação do cânone e Contrapontos críticos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Brasileira e Portuguesa, e em Educação com ênfase em Educação Literária, Formação do Leitor de Literatura e Livro Didático.

Prof. Dr. Wilson da Silva Santos- UNEB
Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2016). Atualmente é professor Assistente B, da Universidade do Estado da Bahia - Uneb e pesquisador colaborador do Museu Pedagógico - UESB. Tem experiência na área de História da Educação e de Filosofia da Educação, com ênfase em História da Política Educacional; atuando principalmente nos seguintes temas: História dos Intelectuais da Educação, Pesquisa Histórico-Sociológica da Educação e Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas.

Prof. Dr. José Rosa dos Santos Junior – UNEB
Doutor em Literatura e Cultura (2016) - Área de Concentração: Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura - pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura - PpgLitCult do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Literatura e Diversidade Cultural (2011), pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Graduação em Licenciatura Plena em Letras (2007) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Professor Substituto de Literatura Brasileira da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XX - Brumado, onde desenvolve ações na área de ensino de graduação em Letras e na pós graduação lato sensu em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos, além de atuar nas ações extensionistas do Comitê Local do Proler - Brumado. Atua principalmente nos seguintes temas: lírica moderna e contemporânea, teoria da literatura, memória, autobiografia, Manoel de Barros e Roberval Pereyr.


Mesa 3: A pesquisa nas universidades estaduais baianas: Diálogos com Coordenadores de programas de cursos de Pós-graduação stricto sensu.

Prof. Dr. Natanael Reis Bomfim - UNEB
Pós-Doutorado em Geografia, com enfase na Educação e Turismo, pelo Instituto de Pesquisa em Turismo e Mobilidade Urbana, Universidade de Paris I, Sorbonne (2013). PHD em Educação pela Université du Québec à Montréal (2004), com enfase na Didática da Geografia. Mestrado em Educação, na linha de Currículo, pela Universidade Federal da Bahia (1997). Especialista em Geografia Física pela Universidade do Centro Oeste - UNICENTRO, Guarapuava - PR (1991). Graduado e Licenciado em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (1984). Atualmente, é professor pleno da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Educação - Salvador. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC, e credenciado no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação - GESTEC, ministrando respectivamente os componentes curriculares: Pesquisa em Representações e Educação, Pesquisa Aplicada e Inovação I e II. Tem experiência na área de Educação, Juventude e Sustentabilidade, pesquisando, principalmente, nessas linhas de investigação do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade - GIPRES: Aplicação didática das imagem, Educação Geográfica e Cartográfica, Educação Ambiental e Patrimonial, Representação Sócio-Espacial e Territorialidade, Educação, Cultura e Turismo.

Profa. Dra.Tânia Maria Hetkowski - UNEB

Pós-doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA), Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI/RS), Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Graduada em Pedagogia (Séries Iniciais) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SC). Professora DE da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA), Coordenadora do Programação Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/uneb). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC). Pesquisadora nas áreas de Práticas Pedagógicas, Educação Cartográfica, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia e Jogos Digitais.

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira - UNEB
Graduado em Letras com habilitação em Espanhol, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999), especialista em Língua Espanhola, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003), mestre em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e doutor em Didáctica de las Lenguas y la Literatura, pela Universidade Complutense de Madrid (2013). Membro dos Grupos de Pesquisa PROELE: Formação do Professor de Espanhol no Estado da Bahia (UFBA) e ELLE: Estudos em Línguas e Literaturas Estrangeiras (UESC). Atualmente é professor de Espanhol da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde atua como professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS); como coordenador do Curso de Graduação em Letras Vernáculas, modalidade EAD; atualmente, é Vice-coordenador do Colegiado de Letras e do Curso de Especialização em Didática de Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica. Atuou durante dois anos como coordenador do Mestrado Profissional em Letras da UESC; Ministra aulas na Graduação em Letras, no curso de Especialização em Didática de Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, Formação de Professores de ELE e de Didática da Língua. Estuda as políticas linguísticas para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, com ênfase no Espanhol, além de temáticas voltadas para os estudos do multilinguismo, do multiculturalismo e da interculturalidade no ensino-aprendizagem de línguas. Na Educação Básica, atua como professor de Língua Portuguesa no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus.

Prof. Dr. Claudio Pinto Nunes - UESB
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1998), Mestrado em Educação e Pesquisa pela Université Du Québec À Chicoutimi (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), tendo realizado Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra (2008) e Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). É Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). É editor da Revista Práxis Educacional (periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB). É lider do Grupo de Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, formação e trabalho docente, trabalho e educação.
Mesa 4: A pesquisa acadêmica no curso de Letras: Diálogo com mestres

Profa. Ms. Luzimare Almeida Pilôto- UNEB
Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Dissertação intitulada Efeitos de Sentido e Designações da Palavra Operário nas Encíclicas Rerum Novarum e Centesimus Annum. Especialista em Linguística Aplicada pela UESB. Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Profª. Ms. Maria Angélica Rocha Fernandes - UNEB

Doutoranda em educação pela UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Estudos Literários na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2014 ). Especialista em Literatura Brasileira (UESB, 2001).Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1994). Graduada em Arte R2 ( FAERPI-2017).Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia ( desde julho/2004 ), Campus XX -Brumado-BA .Professora da SEC-Ba no Colégio Estadual Norberto Fernandes ( desde julho/1998 ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura .É pesquisadora em Literatura, Formação do Leitor, Cinema , Audiovisuais e Adaptações. Participa dos grupos de pesquisa: Leitura: Linguagens e Educação Contemporânea e Leitura, Cultura e Formação Docente. Orienta Iniciação Científica.


Profª. Ms. Maria Aparecida de Souza Guimarães- UNEB
Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1993), possui especialização em Alfabetização pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e mestrado em Linguística (Sociolinguística) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). É professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência em Linguística, com ênfase em Sócio-história, desenvolve ações de incentivo a práticas permanentes de leitura no Comitê PROLER/UNEB/BRUMADO e coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Literatura (LEPALL) e participa de Grupos de Pesquisa em Linguística Histórica e Sociofuncionalismo - CNPq.

Profa. Ms. Sandra L. Sant'Ana dos Santos Pimentel - UNEB

Mestre em Estudos Literários UEFS (2015), possui Especialização em Estudos Linguísticos e Literários UFBA (2012) e em Educação do Campo FAC (2014), Graduação em Língua Portuguesa e Literaturas UNEB (2009). Possui experiência na docência de graduação e de pós-graduação (lato sensu) em instituição pública e particular. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB-CFP), atuando nas seguintes disciplinas: Teoria Literária, Literatura Portuguesa, Artes e Literatura Contemporânea e Literatura Brasileira. Faz parte da organização do projeto Todo dia é dia de negro, que ocorre na cidade Muritiba, na Educação de Jovens e Adultos. Atua também na Coordenação de Projetos da Prefeitura Municipal de Cachoeira.

Prof. Ms. André Luiz Simões Pedreira - UNEB
Professor Assistente de Epistemologia e Filosofia do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia (DCHT/UNEB) - Campus XX (Brumado); Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia; Graduação/Bacharelado em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador; Graduação/Licenciatura em Filosofia e Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pelo Instituto Teológico São Bento/Faculdade São Bento da Bahia. Desde 2000, dedica-se a investigar a relação existente entre Metafísica, Ética e Educação na filosofia de Schopenhauer. Em 2006, tornou-se integrante do Grupo de Pesquisa; Subjetividade e Educação; da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, coordenado pelo professor Dr. Kleverton Bacelar Santana.

Mesa 5: A pesquisa acadêmica no curso de Letras: Diálogo com os egressos

Prof. Ms. Emerson Tadeu Cotrim Assunção - UNEB
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, (2006), Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Campus Vitória da Conquista), Especialização Lato Sensu em Literatura e Identidade Cultural pela Faculdade Atlântico, Aracaju - SE (2008) e Especialização Lato Sensu em Literatura Brasileira: A Formação do Cânone e Contrapontos Críticos, UNEB - Campus XX, Brumado - BA (2011). É Professor-auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus XVIII, Eunápolis, onde trabalha com as disciplinas Seminário Interdisciplinar de Pesquisa, Gêneros Textuais e Ensino de Língua Materna e Análise do Discurso. Pesquisa Letramento, Letramento Acadêmico e Letramento do Professor.

Profa. Ms. Ana Paula Soares da Silva – UESB
Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (2009), Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Planejamento Ambiental pela UNYAHNA (2011), Mestrado profissional em Gestão Social e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (2014). Mestrado profissional em andamento em PROFLETRAS pela Universidade do Estado da Bahia (2016). Atua principalmente nos seguintes temas: Regência de Classe Ensino Médio, Gestão escolar, Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Planejamento Ambiental, português arcaico, bandeirantismo, transmissão linguística irregular e colonização. Também atua com Literatura Brasileira, mais precisamente com Identidade Nacional e Formação Cultural e Etnográfica Brasileira. Literatura da Narrativa Fantástica. Atua ainda na área de turismo e identidade regional, turismo comunitário de base sustentável, Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável.

Prof. Dr. Antônio Joaquim Pereira Neto - IFBA
Possui graduação em LETRAS VERNÁCULAS, título obtido pela Universidade do Estado da Bahia (2009). É especialista em Literatura brasileira, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui conhecimento na área de história, teoria e crítica literária. É Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Profa. Ms. Pollianna de Fátima Santos Freire - UNB
Doutoranda em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (PÓS-Lit) da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (PÓS-Lit) da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Letras Vernáculas com Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos (UNEB). Integrante do grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (UnB). Revisora de textos.

Mesa 6: Estudos em andamento: Diálogo com pesquisadores do curso de Letras

Profa. Ms. Luciana Pereira de Oliveira Cruz – UNEB
Possui graduação Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce-UNIVALE(1995). Especialista em Comunicação/ Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia( UESB). Atualmente é professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia , atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Humanas, Sociedade Brasileira e Sociologia. Cultura afro-brasileira, Sociologia da Educação, Sociologia Jurídica, Direito e Sociedade. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Doutoranda do Programa em Educação e Contemporaneidade - UNEB. Atuou como Coordenadora local do Curso de Licenciatura em Sociologia- Plataforma Freire (CAPES/UNEB) Campus XX- Brumado. Atuou como Coordenadora da Secretaria Especial de Articulação Interinstitucional (SEAI) da UNEB.

Profa. Elzana Kátia Mattos Ferreira– UNEB
Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialização em Planejamento e Prática do Ensino Superior. Mestrado em Teoria da Literatura Comparada em Línguas Modernas, (Diploma de Estudos Avançados/DEA) - Universidade de Extremadura - Espanha, Doutoranda em Teoria Literatura e Literatura Comparada. Em Línguas Modernas; Professora de Estágio Supervisionado; Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura, artes, música, e teoria da literatura e literatura comparada. Atualmente, se dedicando integralmente à criação literária, como: poetisa, sonetista, contista, e escritora.

Prof. Ms. Marcolino Sampaio dos Santos– UNEB
Mestre em Teologia e Educação (Com concentração na área da Infância e Juventude) pela UFRGS/EST. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Psicologia da Educação pela faculdades Juvêncio Terra. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Serra. Curso básico em Teologia pela Faculdade de Teologia das Assembleias de Deus. Psicanalista pela SBEP- Sociedade Baiana de Estudos Psicanalíticos. Experiência na regência de componentes curriculares nos cursos de graduação em Letras, Pedagogia e Sociologia. Assim como em disciplinas de Pós-Graduação Lato Senso. Atuando nos seguintes temas: Gestão Escolar, Prática Pedagógica, Dificuldade de Aprendizagem, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo.

Mesa 7: Estudos em andamento: Diálogo com pesquisadores do curso de Letras

Profa. Ms. Daniela Galdino Nascimento – UNEB
A Pesquisadora defende a universidade pública, laica, gratuita e de qualidade, é a favor da manutenção do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, reconhece os avanços alcançados a partir da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria Especial de Política para as Mulheres. Defende o retorno à democracia no Brasil. Além disso, é Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005) e Licenciatura em Letras - Habilitação Português/Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999). Foi docente da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, onde coordenou o Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões - CEPHS, ministrou aulas na graduação em Letras e em cursos de pós-graduação lato sensu: Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa e Educação e Relações Étnico-raciais. Na UESC também colaborou com o Programa Bantu-Iê, financiado pelo Programa Uniafro (MEC). É Professora de Literatura Brasileira/Portuguesa e Literaturas Africanas na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuando na graduação em Letras (campus XX, Brumado). No mesmo campus XX da UNEB coordenou o Comitê Local do PROLER (2012-2015), o curso de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR (2012-2014) e o curso de Especialização em Literatura Brasileira: formação do cânone e contrapontos críticos; (2014-2015). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação e desenvolve projetos sócio-culturais dentro e fora da universidade. Poeta e Produtora Cultural.

Prof. Ms. Idmar Boaventura Moreira - UNEB
Possui graduação em Letras Com Inglês (2003) e Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural (2007), ambos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e atua principalmente nos seguintes temas: ensino, literatura brasileira, literatura portuguesa, poesia baiana, literatura e história.

Profa. Ms. Claudia Rocha da Silva – UNEB
Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Letras. Especialista em Alfabetização (UFPB) e em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (UESB). Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB). Realiza pesquisas na área de educação das relações etnicorraciais, com foco nas Literatura(s) Africanas e Afro-brasileira, na implementação da Lei 10.639/03 e na formação de professores. É uma das coordenadoras do Quilomboletras Bahia/ Clube Negro de leitor@s. Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP)

6.6.3 Comunicações

As comunicações deverão ser direcionadas para os grupos temáticos propostos abaixo. Serão 05 (cinco) sessões simultâneas, com 06 (seis) trabalhos em cada. Cada comunicação tem duração de 15 minutos, totalizando 1h30min.  + 30 minutos para discussões de todos os trabalhos.

     6.6.3.1 Grupos Temáticos

1. Práticas pedagógicas: Alfabetização, leitura, escrita; Educação de Jovens e Adultos – Jaciara Sant’anna dos Santos e Marcolino Sampaio dos Santos
2. Leitura, Literatura, Representação, ensino e formação docente – Oton Magno Santana dos Santos e Renailda Ferreira Cazumbá
3. Aspectos Sintáticos e Semânticos do Português Brasileiro – Vivian Meira de Oliveira
4. 4. Produção discursiva: Algumas práticas leitoras– Maria Aparecida de Souza Guimarães e Luzimare Almeida Pilôto
5. Literatura baiana, Literatura Feminina, Processos adaptativos e audiovisual na formação de leitores: Maria Angélica Rocha Fernandes
6. Leitura e Letramento na perspectiva psicolinguística – Claudia Madalena Feistauer
7. Lírica moderna e contemporânea, teoria da literatura, memória, autobiografia – José Rosa dos Santos Junior
8. Linguagem, Linguística, Semântica, Análise do Discurso e Ensino – Baktalaia de Lis Andrade Leal
9. Filosofia, Subjetividade e Educação – André Luis Simões Pedreira

6.6.4 Minicursos

Serão ofertados minicursos sobre temáticas relacionadas à Leitura, Literatura, Linguística e Ensino com a finalidade de introduzir alunos em nível de graduação e pós-graduação no universo das reflexões dessas temáticas. Além disso, pretende-se criar um espaço para a interlocução com os estudantes de graduação e de pós-graduação em Letras e Educação e com professores do Ensino Básico sobre suas experiências possibilitadas pelo curso de Letras. Os profissionais responsáveis pelo oferecimento de minicursos serão contatados diretamente pela organização do evento.

Minicurso 01: Linguística Aplicada: história e perspectivas
Proponente: Prof. Me. Emerson Tadeu Cotrim Assunção

Pretendemos, nesse minicurso, apresentar a história da Linguística Aplicada no Brasil, suas áreas de pesquisas e abrangências, bem como sua relação com demais áreas de estudos das humanidades. Não obstante, apresentaremos possibilidades de estudos e pesquisas nessa área e intersecções para investigações de corpus em língua(gem) com interfaces em estudos inter e transdisciplinares, como as que realizamos no Grupo de Pesquisa em Linguística a Aplicada e Transdisciplinaridade (GELAT-UNEB-CNPQ), grupo a que integramos como pesquisadores. Para tanto, para sulear (já que nortear se apresenta com um sentido marcadamente colonialista) as discussões e investidas teóricas, teremos como referencial, pesquisas e estudos de Moita-Lopes (2013; 2010; 2006), Kleiman; Cavalcanti (2007), Signorini (2001), Rajagopalan (2003) e Menezes; Silva; Gomes (2009).

Vagas: 15


Minicurso 02: Letramentos: do singular para o plural
Proponente: Prof. Me. Emerson Tadeu Cotrim Assunção

As pesquisas e estudos que tematizam letramento(s) são, sobremaneira, recentes. Entretanto, ainda aprisionados num significado de letramento como “uso social da escrita” (SOARES, 2004), muitos estudos recentes no país, ainda entendem o letramento como processo singular e em direta relação com a escrita, esquecendo-se, portanto, de que letramentos é um processo plural e que, mesmo que não haja a tecnologia da escrita como mediação entre o mundo e as coisas do mundo, há outras e diversificadas formas de se compreender ações e atitudes letradas em/na sociedade (TFOUNI, 2014). À guisa de ilustração, temos, hoje, faces e interfaces de letramentos diversos: escolar, social, acadêmico, do professor, científico, entre outros. Então, como proposta desse minicurso, trazemos reflexões sobre a polissemia da palavra letramentos e suas  diversas áreas de estudos. Ao mesmo tempo, apresentamos resultados de pesquisas que (des)(re)construíram a abordagem histórica do letramento no Brasil e no mundo. Para nos guiar nesse percurso, trazemos compreensões de Tfuni; Monte-Serrat; Marta (2013), Kleiman; Vianna; De Grand (2015), Kleiman; Matencio (2005), Matencio (2009), Silva; Gomide (2013), Street (2014) e Vóvio; Sito; De Grande (2010) sobre letramentos, identidade, alteridade e sociedade.

Vagas: 15

Minicurso 03: Entre o sujeito, o corpo e a telenovela: movimentos discursivos da materialidade audiovisual
Proponente: Prof. Me. Victor Pereira Sousa

Quais os posicionamentos para o sujeito são constituídos e materializados no quadro audiovisual da telenovela em circulação no momento histórico em que vivemos? Esse é o questionamento que movimentará este minicurso. Ao atrelarmos a produção televisiva à produção discursiva, encontramos naquela, a partir de materialidades emergidas em redes, a possibilidade de deslocamentos e modificações, que potencializam o aparecimento de novos campos de saber e o esboço de determinados posicionamentos para o sujeito. Assim, pretendemos apresentar como os sujeitos são concebidos a partir de sua construção por discursos e saberes materializados na segunda versão da telenovela O astro, exibida pela Rede Globo no ano de 2011. Procuraremos, ainda, descrever e analisar a materialidade audiovisual da respectiva telenovela para identificarmos os discursos (re)produzidos; estabelecer uma compreensão do audiovisual à luz da teoria do discurso; operar um deslocamento e um desmembramento da linguagem híbrida do audiovisual pelas vias da função enunciativa; e recuperar na regularidade de determinadas partes  nos diversos tipos de planos, enquadramento, ângulo, encadeamento entre os planos, posições em que os corpos dos personagens aparecem na câmera e os sons que se repetem  os enunciados ali materializados, ou seja, produtos de sujeitos, que ocupam lugares institucionais específicos, se correlacionam e são determinados por regras sócio-históricas que possibilitam as suas enunciações. Sabendo que o sujeito é formado em sua dispersão, pois pode ser sempre outro a depender da rede de sujeitos com a qual se estabelece, discutiremos a hipótese de que, em O astro, há a configuração de um campo do discurso no qual se movimentam formações para o sujeito, cujo fio discursivo está apoiado numa noção de monstruosidade que se dá a ver no corpo enquanto procedimento de controle do discurso.

Vagas: 15

Minicurso 04: Crise da subjetividade e resistência na narrativa de Clarice Lispector
Proponente: Profa. Me. Deisivane Alves Medeiros

Este minicurso tem como objetivo apresentar alguns conceitos teóricos básicos a respeito da construção narrativa de Clarice Lispector, especificamente, no romance A maçã no escuro (1961). Na concepção de Candido (1995), o romance moderno procurou aumentar o sentimento de dificuldade do ser fictício, diminuir a ideia de esquema fixo, acentuando a complexidade da experiência. Assim, ao acompanharmos a trajetória do romance, em constante devir, nos deparamos com a crise narrativa, apontada por Walter Benjamin como herança dos tempos sombrios. Pretende-se, neste curso, exemplificar de que modo a obra de Lispector dialoga com as questões sociais ao instalar uma narrativa marcada pela fragmentação, melancolia e precarização dos personagens.

Vagas: 15

Minicurso 05: O perfil de leitor na sociedade burguesa: leituras religiosas e leituras folhetinescas
Proponente: Josuelene da Silva Souza

O Objetivo do minicurso é discutir a expansão do público leitor, em um plano sócio histórico, situado por volta do século XVIII e início do século XIX, na Europa, com a criação e o aperfeiçoamento da imprensa escrita, a qual possibilitou o crescimento do mercado do livro, a formação de um novo perfil de leitor, as formas limitadas de leitura praticadas durante os séculos XVIII e o XIX. Será destacada a importância da revolução da imprensa com a inovação de Gutemberg, fator determinante na expansão da publicação de livro no mundo e, sucessivamente, para um novo perfil de leitor e o surgimento de novas práticas de leituras. Ainda, levaremos em consideração a ascensão do romance que despertaram o interesse do leitor durante o século XIX, com as publicações de Daniel Defoe, pioneiro com Robson Crusoé (1719), e de Samuel Richardson, que primeiramente se destacou com o romance Pamela (1740) e depois Clarissa (1748). Fielding fez sucesso com Tom Jones (1749) e Laurence Sterne com o seu Tristy Sandy (1760). Esses romances ganharam uma popularização, propagando-se na França, na qual o romance se tornou um gênero dominante com o sucesso das obras. Para o referido minicurso, iremos utilizar para as leituras e discussões os estudos de Marisa Lajolo e Regina Zilberman (1999); Roger Chartier (2003/2001/1994); Márcia Abreu (2003/1999); Ian Watt (1990); Robert Darnton, (1992) entre outros.
Vagas: 15

Minicurso 06: Encantar pelo sobrenatural: uma sequência didática com Contos e “causos” fantásticos
Proponente: Ana Paula Soares da Silva
O projeto deste minicurso em tela busca desenvolver um trabalho sobre Literatura e os Contos Fantásticos do Século XIX, bem como as interfaces que possuem com as Narrativas Fantásticas de Tradição Oral. Neste minicurso discorreremos sobre a fase romântica do século XIX, além da história baiana com seus “causos” fantásticos ligados à tradição oral dos garimpos de ouro do Brasil Colonial. Neste sentido, também apresentaremos uma sugestão de sequencia didática para incentivar os alunos do ensino fundamental II, a lerem e se encantarem com os contos fantásticos do século XIX. Além disso, promover a conexão inter-geracional dos jovens alunos com os mestres locais, colocá-los em contato com a memória coletiva popular que ressignificará sua história e seu pertencimento. Os textos escolhidos para tal empreendimento se inscrevem nas matrizes dos contos de narrativa fantástica do século XIX, a priori a partir das análises teóricas de Todorov, Rodrigues (1988), Paes (1985), Lovecraft (2008), além de outros críticos literários versados nesta área da Teoria da Literatura. Assim sendo, buscaremos demonstrar como aproxima-los da leitura dos textos literários e das memórias coletivas ancestrais, ampliando assim sua percepção entre as semelhanças e diferenças destas duas modalidades narrativas e estimulando a fruição literária, incentivando o letramento com a escrita e da reescrita de adaptações dos contos apresentados. Este minicurso poderá servir de inspiração para professores de Ensino Básico e graduandos em Letras para pensar possibilidades de abordagens literárias em sala de aula.
Vagas: 15
Minicurso 07: Entrelaçamento entre oralidade e escrita em textos literários
Proponentes: Francielle Leite Souza Machado, Josiane Souza Pires e Wilma Santana dos Santos

Este minicurso tem por objetivo ser um espaço para reflexão e discussão sobre a oralidade presente nas obras literárias, de diferentes estilos, a saber, o romance Pedro Páramo (1955), do escritor mexicano Juan Rulfo; Terra Sonâmbula (1992), do moçambicano Mia Couto, e Lavoura Arcaica (1975), do brasileiro Raduan Nassar. Em Pedro Páramo, a narrativa desvenda um grande rigor da escrita, no polimento e lapidação da linguagem, volvendo-se sutilmente à tradição oral e cultura latino-americanas. O romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto, está enredado em torno da “palavra”, que se relaciona com elementos essenciais da natureza. A “palavra” também se encontra encadeada, ao representar o ler, o escrever, a leitura em voz alta, a contação de histórias. Em Lavoura Arcaica  percebe-se a importância da oralidade na transmissão dos sermões do pai, levando em conta a voz do pai, e a reivindicação do “filho pródigo” em ter o direito de uma voz própria. O minicurso propõe uma discussão histórica sobre a oralidade, com base nos estudos de ZUMTHOR (1993) e nas práticas de leitura, conforme CHARTIER (2001), no intuito de perceber como a oralidade e a escrita, as práticas de leitura, em voz alta, silenciosa ou em público estavam presentes em diversos momentos da história. Propõe-se ainda perceber como o oral permanece entrelaçado com o escrito e vice-versa, nas obras literárias. A partir da leitura dos fragmentos das obras acima citadas, busca-se perceber esse entrelaçamento. 
Vagas: 15

Minicurso 08: Mulher, História e Literatura: rompendo silêncios – o caso Jane Austen.
Proponentes: Andréa Andrade Oliveira Prado e Lailla Mendes Correia
Desde Ovídio muito se cantou, recitou, escreveu sobre a mulher; a musa, a donzela, a santa ou a bruxa. Mas a vida de reclusão (física ou intelectual) não permitiu a essa mulher ser dona da voz na performance ou da pena sobre o pergaminho. Daí o trabalho de estudiosas como Joan Scott (1991), Simone de Beauvoir (2016) e Michelle Perrot (2006) que teorizam sobre as mulheres na perspectiva de mudar o modo como a história é escrita. Resgatar a história das mulheres e a autoria feminina é antes de tudo um ato político. Significa necessariamente ir de encontro as definições históricas estabelecidas como verdadeiras e propor novos olhares. “A leitura feminista propõe uma forma de interpretação que procura responder como seria a história se vista através dos olhos das mulheres” (BARBOSA, 2011, p.95). A criação sempre foi considerada prerrogativa do homem. À mulher cabia a reprodução e nutrição da espécie (BEAUVOIR, 2017). O homo faber é, então, senhor da criação em todos os sentidos. E só dele se espera produção de conhecimento e consequentemente produção de textos. Todavia, contrariando os desejos patriarcais e revendo sua própria existência, algumas mulheres escreveram. Dentre elas, Jane Auten, na Inglaterra do século XVIII. Sendo assim, o presente minicurso se propõe a discutir os motivos do silenciamento das mulheres ao longo dos tempos e perceber, através da leitura de fragmentos do Abadia de Northanger (2012) de Jane Austen, um exemplo de mulher que subverteu essa ordem.
Palavras-chave: História das mulheres. Autoria Feminina. Crítica Feminista. Jane Austen.

Vagas: 15

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