Atividades a serem desenvolvidas no evento
15 ANOS DE LETRAS
EM BRUMADO: Ensino, Pesquisa e Formação docente deverá desenvolver quatro tipos
de atividades:
6.6.1 Conferência
Estão previstas
duas conferências: uma de abertura do evento proferida pela professora
convidada, a primeira doutora do nosso curso, Denise Barreto e outra sobre a
História do Curso de Letras e homenagem às ex-diretoras Maria Telma Oliveira e
Marcilene Oliveira Sampaio, pela Diretora do departamento Jaciara de Oliveira Sant’anna
Santos:
Conferência
de abertura:
Profº.
Dra. Denise Aparecida Brito Barreto - UESB
Possui graduação
em Letras, Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia (1999), graduação em Letras, Licenciatura Plena com Habilitação
em Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1986), mestrado
em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação
pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Pós-doutorado pela Universidade de
Coimbra. Atualmente é pesquisadora do PPGEd, membro do comitê de ética e
pesquisa da Faculdade Independente do Nordeste, membro do comitê científico e
tecnológico da Faculdade Independente do Nordeste e professor titular da
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de
Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:
leitura e escrita, linguagem, formação de professores, práticas educativas e
alfabetização.
Conferência sobre a História do curso de
Letras em Brumado e Homenagem à Marcilene Sampaio e Maria Telma Oliveira
Profa. Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos
– Diretora do DCHT – CAMPUS XX da UNEB
Possui graduação
em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro (1995) e graduação em
Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998), especialização em
Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, especialização
em Planejamento e prática de Ensino pela UNIBA e Faculdades Montenegro e
Psicopedagogia pela Faculdades de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral.
Mestranda em Docência Universitária, pela Universidade Tecnológica Nacional,
Buenos Aires, Argentina. Atualmente é diretora do Campus XX da Universidade do
Estado da Bahia, professora - Extensão universitária- Uneb. Rede Uneb 2000 e
efetivo - Secretaria de Educação do Estado da Bahia como Coordenadora
Pedagógica do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Vitória da Conquista Ba.
Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes
temas: Letramento e Alfabetização, Dificuldades de Aprendizagem, Escola
Pública, Relações Interpessoais, Formação de Professores, Prática Pedagógica,
Planejamento educacional e Meio Ambiente.
6.6.2 Mesas Redondas
Serão
7 (sete) mesas-redondas reunindo pesquisadores do curso de Letras da UNEB Brumado e dos seus
egressos.
Mesa
1: A pesquisa acadêmica no curso de Letras: Diálogo com doutores
Prof. Dr. Baktalaia de Lis Andrade Leal - UNEB
Graduado em Letras com Português/Inglês
e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Especialista em
Linguística (2006), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado
da Bahia (2012) e Doutor em Letras pela PUC de Minas Gerais (2017). Atualmente
é professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na
área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos
seguintes temas: Linguagem, Linguística, Semântica, Análise do Discurso e
Ensino.
Profª. Dra. Cláudia Madalena Feistauer– UNEB
Possui graduação em Letras pela
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990), mestrado em Estudo de
Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2009) e Doutorado em
Linguística pela PUC-RS/UNEB-PPGEL (2014). Atualmente é professora Adjunta da Universidade
do Estado da Bahia, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem,
leitura, ensino, sociolinguística e variação. Cursa Pedagogia na UNINTER.
Profa.
Dra. Vivian Meira de Oliveira- UNEB
Professora Adjunto da Universidade do
Estado da Bahia. É Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de
Campinas (UNICAMP). Fez Estágio de Doutorado na Universidade de Cambridge,
Inglaterra. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Atua na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Sintaxe Gerativa,
Interface Sintaxe-Semântica, Contato entre Línguas, Sociolinguistica e Mudança
Diacrônica no Português do Brasil. Atualmente desenvolve pesquisas em Sintaxe
Gerativa e Sociolinguística. É membro da Editoria Científica da revista Fólio,
é coordenadora do Grupo de Pesquisa Aspectos Sintáticos e Semânticos do
Português Brasileiro (UNEB) e coordena o Curso de Pós Graduação Lato Sensu
Especialização em Linguagem: Aspectos Sociais e Jurídicos (UNEB) e o Núcleo de
Pesquisa e Extensão (UNEB).
Mesa
2: A pesquisa acadêmica no curso de Letras: Diálogo com doutores
Profª. Dra. Renailda Ferreira Cazumbá
Doutorado em Memória: Linguagem e
Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2016). É
Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, onde Coordena
o Comitê Proler - UNEB de Brumado. Possui experiência na área de Metodologia do
Ensino de Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira, com ênfase em Formação Docente, Leitura Literária e
Literatura e Outras Linguagens, atuando em temáticas como Memória,
Regionalismo, Cultura, Poéticas da Oralidade e Incentivo à Leitura.
Prof.
Dr. Oton Magno Santana dos Santos- UNEB
Graduado em Letras com habilitação em
Inglês, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2000), especialista em
Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa (2004), Mestre em
Letras: Linguagens e Representações (UESC) (2010) e doutor em Educação pela
UNICAMP (2017). Membro dos Grupos de Pesquisa ALLE/AULA - Alfabetização,
Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (UNICAMP), GIPRESS -
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sociedades
Sustentáveis (UNEB) e Literatura, História e Sociedade (UNEB). Atualmente é
professor de Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa da Universidade do
Estado da Bahia (UNEB), Campus XX - Brumado, categoria Assistente. Ministra
aulas na Graduação em Letras, no curso de Especialização em Literatura
Brasileira: Formação do cânone e Contrapontos críticos. Tem experiência na área
de Letras, com ênfase em Literaturas Brasileira e Portuguesa, e em Educação com
ênfase em Educação Literária, Formação do Leitor de Literatura e Livro
Didático.
Prof.
Dr. Wilson da Silva Santos- UNEB
Doutorado em Filosofia e História da
Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2016). Atualmente é
professor Assistente B, da Universidade do Estado da Bahia - Uneb e pesquisador
colaborador do Museu Pedagógico - UESB. Tem experiência na área de História da
Educação e de Filosofia da Educação, com ênfase em História da Política
Educacional; atuando principalmente nos seguintes temas: História dos
Intelectuais da Educação, Pesquisa Histórico-Sociológica da Educação e
Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas.
Prof. Dr. José Rosa dos Santos Junior – UNEB
Doutor em Literatura e Cultura (2016) -
Área de Concentração: Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura - pelo
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura - PpgLitCult do Instituto de
Letras da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Literatura e
Diversidade Cultural (2011), pela Universidade Estadual de Feira de Santana -
UEFS. Graduação em Licenciatura Plena em Letras (2007) pela Universidade
Estadual de Santa Cruz - UESC. Professor Substituto de Literatura Brasileira da
Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XX - Brumado, onde desenvolve
ações na área de ensino de graduação em Letras e na pós graduação lato sensu em
Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos, além de
atuar nas ações extensionistas do Comitê Local do Proler - Brumado. Atua
principalmente nos seguintes temas: lírica moderna e contemporânea, teoria da
literatura, memória, autobiografia, Manoel de Barros e Roberval Pereyr.
Mesa
3: A pesquisa nas universidades estaduais baianas: Diálogos com Coordenadores
de programas de cursos de Pós-graduação stricto sensu.
Prof. Dr. Natanael
Reis Bomfim - UNEB
Pós-Doutorado em Geografia, com enfase
na Educação e Turismo, pelo Instituto de Pesquisa em Turismo e Mobilidade
Urbana, Universidade de Paris I, Sorbonne (2013). PHD em Educação pela
Université du Québec à Montréal (2004), com enfase na Didática da Geografia.
Mestrado em Educação, na linha de Currículo, pela Universidade Federal da Bahia
(1997). Especialista em Geografia Física pela Universidade do Centro Oeste -
UNICENTRO, Guarapuava - PR (1991). Graduado e Licenciado em Geografia pela
Universidade Católica do Salvador (1984). Atualmente, é professor pleno da
Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Educação - Salvador.
Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em
Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC, e credenciado no Programa de
Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação
- GESTEC, ministrando respectivamente os componentes curriculares: Pesquisa em
Representações e Educação, Pesquisa Aplicada e Inovação I e II. Tem experiência
na área de Educação, Juventude e Sustentabilidade, pesquisando, principalmente,
nessas linhas de investigação do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em
Representações, Educação e Sustentabilidade - GIPRES: Aplicação didática das
imagem, Educação Geográfica e Cartográfica, Educação Ambiental e Patrimonial,
Representação Sócio-Espacial e Territorialidade, Educação, Cultura e Turismo.
Profa.
Dra.Tânia Maria Hetkowski - UNEB
Pós-doutora em Informática na Educação
pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação
pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA), Mestre em Educação nas Ciências
pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
(UNIJUI/RS), Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica
do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Graduada em Pedagogia (Séries Iniciais) pela
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SC). Professora DE da
Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA), Coordenadora do Programação
Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e atuando
no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/uneb).
Coordenadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade
(GEOTEC). Pesquisadora nas áreas de Práticas Pedagógicas, Educação
Cartográfica, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia e Jogos
Digitais.
Prof.
Dr. Rogério Soares de Oliveira - UNEB
Graduado em Letras com habilitação em
Espanhol, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999), especialista em
Língua Espanhola, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003), mestre
em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e
doutor em Didáctica de las Lenguas y la Literatura, pela Universidade
Complutense de Madrid (2013). Membro dos Grupos de Pesquisa PROELE: Formação do
Professor de Espanhol no Estado da Bahia (UFBA) e ELLE: Estudos em Línguas e
Literaturas Estrangeiras (UESC). Atualmente é professor de Espanhol da
Universidade Estadual de Santa Cruz, onde atua como professor permanente do
Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS); como coordenador do
Curso de Graduação em Letras Vernáculas, modalidade EAD; atualmente, é
Vice-coordenador do Colegiado de Letras e do Curso de Especialização em
Didática de Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica. Atuou durante
dois anos como coordenador do Mestrado Profissional em Letras da UESC; Ministra
aulas na Graduação em Letras, no curso de Especialização em Didática de
Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica. Tem experiência na área de
Letras, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira,
Formação de Professores de ELE e de Didática da Língua. Estuda as políticas
linguísticas para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, com ênfase no
Espanhol, além de temáticas voltadas para os estudos do multilinguismo, do
multiculturalismo e da interculturalidade no ensino-aprendizagem de línguas. Na
Educação Básica, atua como professor de Língua Portuguesa no Colégio Modelo
Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus.
Prof.
Dr. Claudio Pinto Nunes - UESB
Possui graduação em Pedagogia pela
Universidade do Estado da Bahia (1998), Mestrado em Educação e Pesquisa pela
Université Du Québec À Chicoutimi (2005), Doutorado em Educação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), tendo realizado Estágio
Doutoral na Universidade de Coimbra (2008) e Pós-Doutorado em Educação na
Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor Titular da
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É professor do Programa de
Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). É Coordenador de Gestão do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). É editor da Revista
Práxis Educacional (periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da
UESB). É lider do Grupo de Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho
Docente (Difort/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: didática,
formação e trabalho docente, trabalho e educação.
Mesa
4: A pesquisa acadêmica no curso de Letras: Diálogo
com mestres
Profa. Ms. Luzimare Almeida Pilôto- UNEB
Mestre em Linguística
pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Dissertação intitulada
Efeitos de Sentido e Designações da Palavra Operário nas Encíclicas Rerum
Novarum e Centesimus Annum. Especialista em Linguística Aplicada pela UESB.
Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Profª. Ms. Maria Angélica Rocha Fernandes - UNEB
Doutoranda em educação
pela UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Estudos Literários
na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2014 ). Especialista em
Literatura Brasileira (UESB, 2001).Graduada em Letras pela Universidade do Estado
da Bahia (1994). Graduada em Arte R2 ( FAERPI-2017).Professora Assistente da
Universidade do Estado da Bahia ( desde julho/2004 ), Campus XX -Brumado-BA
.Professora da SEC-Ba no Colégio Estadual Norberto Fernandes ( desde julho/1998
). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura .É pesquisadora
em Literatura, Formação do Leitor, Cinema , Audiovisuais e Adaptações. Participa
dos grupos de pesquisa: Leitura: Linguagens e Educação Contemporânea e Leitura,
Cultura e Formação Docente. Orienta Iniciação Científica.
Profª. Ms. Maria Aparecida de Souza Guimarães- UNEB
Graduada
em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1993), possui
especialização em Alfabetização pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e
mestrado em Linguística (Sociolinguística) pela Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia (2014). É professora auxiliar da Universidade do Estado da
Bahia. Tem experiência em Linguística, com ênfase em Sócio-história, desenvolve
ações de incentivo a práticas permanentes de leitura no Comitê
PROLER/UNEB/BRUMADO e coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em
Alfabetização, Leitura e Literatura (LEPALL) e participa de Grupos de Pesquisa
em Linguística Histórica e Sociofuncionalismo - CNPq.
Profa. Ms. Sandra L. Sant'Ana dos Santos Pimentel - UNEB
Mestre em Estudos
Literários UEFS (2015), possui Especialização em Estudos Linguísticos e
Literários UFBA (2012) e em Educação do Campo FAC (2014), Graduação em Língua
Portuguesa e Literaturas UNEB (2009). Possui experiência na docência de
graduação e de pós-graduação (lato sensu) em instituição pública e particular.
Atualmente é Professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB-CFP),
atuando nas seguintes disciplinas: Teoria Literária, Literatura Portuguesa, Artes
e Literatura Contemporânea e Literatura Brasileira. Faz parte da organização do
projeto Todo dia é dia de negro, que ocorre na cidade Muritiba, na Educação de
Jovens e Adultos. Atua também na Coordenação de Projetos da Prefeitura
Municipal de Cachoeira.
Prof. Ms. André Luiz Simões Pedreira - UNEB
Professor
Assistente de Epistemologia e Filosofia do Departamento de Ciências Humanas e
Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia (DCHT/UNEB) - Campus XX
(Brumado); Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade
Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da
Universidade Federal da Bahia; Graduação/Bacharelado em Filosofia pela
Universidade Católica do Salvador; Graduação/Licenciatura em Filosofia e
Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pelo Instituto
Teológico São Bento/Faculdade São Bento da Bahia. Desde 2000, dedica-se a
investigar a relação existente entre Metafísica, Ética e Educação na filosofia
de Schopenhauer. Em 2006, tornou-se integrante do Grupo de Pesquisa;
Subjetividade e Educação; da Faculdade de Educação da Universidade Federal da
Bahia, coordenado pelo professor Dr. Kleverton Bacelar Santana.
Mesa
5: A pesquisa acadêmica no curso de Letras:
Diálogo com os egressos
Prof. Ms. Emerson Tadeu Cotrim Assunção -
UNEB
Possui graduação
em Letras pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, (2006), Mestrado em
Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia (UESB, Campus Vitória da Conquista), Especialização Lato Sensu em
Literatura e Identidade Cultural pela Faculdade Atlântico, Aracaju - SE (2008)
e Especialização Lato Sensu em Literatura Brasileira: A Formação do Cânone e
Contrapontos Críticos, UNEB - Campus XX, Brumado - BA (2011). É Professor-auxiliar
da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus XVIII, Eunápolis, onde
trabalha com as disciplinas Seminário Interdisciplinar de Pesquisa, Gêneros
Textuais e Ensino de Língua Materna e Análise do Discurso. Pesquisa Letramento,
Letramento Acadêmico e Letramento do Professor.
Profa. Ms. Ana Paula Soares da Silva – UESB
Possui Graduação
em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (2009), Especialização em
Educação Ambiental com Ênfase em Planejamento Ambiental pela UNYAHNA (2011),
Mestrado profissional em Gestão Social e Desenvolvimento pela Universidade
Federal da Bahia (2014). Mestrado profissional em andamento em PROFLETRAS pela
Universidade do Estado da Bahia (2016). Atua principalmente nos seguintes
temas: Regência de Classe Ensino Médio, Gestão escolar, Educação de Jovens e
Adultos, Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Planejamento Ambiental,
português arcaico, bandeirantismo, transmissão linguística irregular e
colonização. Também atua com Literatura Brasileira, mais precisamente com Identidade
Nacional e Formação Cultural e Etnográfica Brasileira. Literatura da Narrativa
Fantástica. Atua ainda na área de turismo e identidade regional, turismo
comunitário de base sustentável, Educação Ambiental e desenvolvimento
sustentável.
Prof. Dr. Antônio Joaquim Pereira Neto -
IFBA
Possui graduação
em LETRAS VERNÁCULAS, título obtido pela Universidade do Estado da Bahia
(2009). É especialista em Literatura brasileira, pela Universidade do Estado da
Bahia (UNEB). É mestre em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui conhecimento na área de história,
teoria e crítica literária. É Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade, pela
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Profa. Ms. Pollianna de Fátima Santos
Freire - UNB
Doutoranda em
Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura
(PÓS-Lit) da Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Literatura e Práticas
Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (PÓS-Lit) da Universidade
de Brasília (UnB). Graduada em Letras Vernáculas com Habilitação em Língua
Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da
Bahia (UNEB). Especialista em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e
Contrapontos Críticos (UNEB). Integrante do grupo de Estudos em Literatura
Brasileira Contemporânea (UnB). Revisora de textos.
Mesa
6: Estudos em andamento: Diálogo com
pesquisadores do curso de Letras
Profa.
Ms. Luciana Pereira de Oliveira Cruz – UNEB
Possui graduação Bacharelado e
Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio
Doce-UNIVALE(1995). Especialista em Comunicação/ Jornalismo pela Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia( UESB). Atualmente é professora Assistente da
Universidade do Estado da Bahia , atuando principalmente nos seguintes temas:
Ciências Humanas, Sociedade Brasileira e Sociologia. Cultura afro-brasileira,
Sociologia da Educação, Sociologia Jurídica, Direito e Sociedade. Mestre em
Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB.
Doutoranda do Programa em Educação e Contemporaneidade - UNEB. Atuou como
Coordenadora local do Curso de Licenciatura em Sociologia- Plataforma Freire
(CAPES/UNEB) Campus XX- Brumado. Atuou como Coordenadora da Secretaria Especial
de Articulação Interinstitucional (SEAI) da UNEB.
Profa.
Elzana Kátia Mattos Ferreira– UNEB
Possui Graduação
em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Especialização em Planejamento e Prática do Ensino Superior. Mestrado em Teoria
da Literatura Comparada em Línguas Modernas, (Diploma de Estudos Avançados/DEA)
- Universidade de Extremadura - Espanha, Doutoranda em Teoria Literatura e
Literatura Comparada. Em Línguas Modernas; Professora de Estágio
Supervisionado; Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura,
artes, música, e teoria da literatura e literatura comparada. Atualmente, se
dedicando integralmente à criação literária, como: poetisa, sonetista,
contista, e escritora.
Prof.
Ms. Marcolino Sampaio dos Santos– UNEB
Mestre em Teologia
e Educação (Com concentração na área da Infância e Juventude) pela UFRGS/EST.
Especialista em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá,
Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá,
Psicologia da Educação pela faculdades Juvêncio Terra. Licenciado em Pedagogia
pela Faculdade de Educação da Serra. Curso básico em Teologia pela Faculdade de
Teologia das Assembleias de Deus. Psicanalista pela SBEP- Sociedade Baiana de
Estudos Psicanalíticos. Experiência na regência de componentes curriculares nos
cursos de graduação em Letras, Pedagogia e Sociologia. Assim como em
disciplinas de Pós-Graduação Lato Senso. Atuando nos seguintes temas: Gestão
Escolar, Prática Pedagógica, Dificuldade de Aprendizagem, Formação de
Professores, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo.
Mesa
7: Estudos em andamento: Diálogo com
pesquisadores do curso de Letras
Profa.
Ms. Daniela Galdino Nascimento – UNEB
A Pesquisadora
defende a universidade pública, laica, gratuita e de qualidade, é a favor da
manutenção do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, reconhece os
avanços alcançados a partir da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e da
Secretaria Especial de Política para as Mulheres. Defende o retorno à democracia
no Brasil. Além disso, é Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro
de Estudos Afro-orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual
de Feira de Santana (2005) e Licenciatura em Letras - Habilitação
Português/Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999). Foi docente
da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, onde coordenou o Centro de
Estudos Portugueses Hélio Simões - CEPHS, ministrou aulas na graduação em
Letras e em cursos de pós-graduação lato sensu: Estudos Comparados em
Literaturas de Língua Portuguesa e Educação e Relações Étnico-raciais. Na UESC
também colaborou com o Programa Bantu-Iê, financiado pelo Programa Uniafro
(MEC). É Professora de Literatura Brasileira/Portuguesa e Literaturas Africanas
na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, atuando na graduação em Letras
(campus XX, Brumado). No mesmo campus XX da UNEB coordenou o Comitê Local do
PROLER (2012-2015), o curso de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR (2012-2014) e o
curso de Especialização em Literatura Brasileira: formação do cânone e
contrapontos críticos; (2014-2015). Tem experiência nas áreas de Letras e
Educação e desenvolve projetos sócio-culturais dentro e fora da universidade.
Poeta e Produtora Cultural.
Prof. Ms. Idmar Boaventura Moreira - UNEB
Possui graduação
em Letras Com Inglês (2003) e Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural
(2007), ambos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É
professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e atua principalmente nos
seguintes temas: ensino, literatura brasileira, literatura portuguesa, poesia
baiana, literatura e história.
Profa.
Ms. Claudia Rocha da Silva – UNEB
Professora da
Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Letras. Especialista em
Alfabetização (UFPB) e em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa
(UESB). Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB). Realiza
pesquisas na área de educação das relações etnicorraciais, com foco nas
Literatura(s) Africanas e Afro-brasileira, na implementação da Lei 10.639/03 e
na formação de professores. É uma das coordenadoras do Quilomboletras Bahia/
Clube Negro de leitor@s. Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua
Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP)
6.6.3
Comunicações
As comunicações
deverão ser direcionadas para os grupos temáticos propostos abaixo. Serão 05
(cinco) sessões simultâneas, com 06 (seis) trabalhos
em cada. Cada comunicação tem duração de 15 minutos, totalizando 1h30min. + 30 minutos para discussões de todos os
trabalhos.
6.6.3.1
Grupos Temáticos
1.
Práticas pedagógicas: Alfabetização, leitura, escrita; Educação de Jovens e
Adultos – Jaciara Sant’anna dos Santos e Marcolino Sampaio dos Santos
2.
Leitura, Literatura, Representação, ensino e formação docente – Oton Magno
Santana dos Santos e Renailda Ferreira Cazumbá
3.
Aspectos Sintáticos e Semânticos do Português Brasileiro – Vivian Meira de
Oliveira
4.
4. Produção discursiva: Algumas práticas leitoras– Maria Aparecida de Souza
Guimarães e Luzimare Almeida Pilôto
5.
Literatura baiana, Literatura Feminina, Processos adaptativos e audiovisual na
formação de leitores: Maria Angélica Rocha Fernandes
6.
Leitura e Letramento na perspectiva psicolinguística – Claudia Madalena
Feistauer
7.
Lírica moderna e contemporânea, teoria da literatura, memória, autobiografia –
José Rosa dos Santos Junior
8. Linguagem, Linguística, Semântica,
Análise do Discurso e Ensino – Baktalaia de Lis Andrade Leal
9. Filosofia, Subjetividade e
Educação – André Luis Simões Pedreira
6.6.4
Minicursos
Serão ofertados
minicursos sobre temáticas relacionadas à Leitura, Literatura, Linguística e Ensino
com a finalidade de introduzir alunos em nível de graduação e pós-graduação no
universo das reflexões dessas temáticas. Além disso, pretende-se criar um
espaço para a interlocução com os estudantes de graduação e de pós-graduação em
Letras e Educação e com professores do Ensino Básico sobre suas experiências
possibilitadas pelo curso de Letras. Os profissionais responsáveis pelo
oferecimento de minicursos serão contatados diretamente pela organização do evento.
Minicurso 01: Linguística Aplicada:
história e perspectivas
Proponente: Prof. Me. Emerson Tadeu Cotrim
Assunção
Pretendemos, nesse
minicurso, apresentar a história da Linguística Aplicada no Brasil, suas áreas
de pesquisas e abrangências, bem como sua relação com demais áreas de estudos
das humanidades. Não obstante, apresentaremos possibilidades de estudos e pesquisas
nessa área e intersecções para investigações de corpus em língua(gem) com
interfaces em estudos inter e transdisciplinares, como as que realizamos no
Grupo de Pesquisa em Linguística a Aplicada e Transdisciplinaridade
(GELAT-UNEB-CNPQ), grupo a que integramos como pesquisadores. Para tanto, para
sulear (já que nortear se apresenta com um sentido marcadamente colonialista)
as discussões e investidas teóricas, teremos como referencial, pesquisas e
estudos de Moita-Lopes (2013; 2010; 2006), Kleiman; Cavalcanti (2007),
Signorini (2001), Rajagopalan (2003) e Menezes; Silva; Gomes (2009).
Vagas: 15
Minicurso 02: Letramentos: do singular para
o plural
Proponente: Prof. Me. Emerson Tadeu Cotrim
Assunção
As pesquisas e
estudos que tematizam letramento(s) são, sobremaneira, recentes. Entretanto,
ainda aprisionados num significado de letramento como “uso social da escrita”
(SOARES, 2004), muitos estudos recentes no país, ainda entendem o letramento
como processo singular e em direta relação com a escrita, esquecendo-se,
portanto, de que letramentos é um processo plural e que, mesmo que não haja a
tecnologia da escrita como mediação entre o mundo e as coisas do mundo, há
outras e diversificadas formas de se compreender ações e atitudes letradas
em/na sociedade (TFOUNI, 2014). À guisa de ilustração, temos, hoje, faces e
interfaces de letramentos diversos: escolar, social, acadêmico, do professor,
científico, entre outros. Então, como proposta desse minicurso, trazemos
reflexões sobre a polissemia da palavra letramentos e suas diversas áreas de estudos. Ao mesmo tempo,
apresentamos resultados de pesquisas que (des)(re)construíram a abordagem
histórica do letramento no Brasil e no mundo. Para nos guiar nesse percurso,
trazemos compreensões de Tfuni; Monte-Serrat; Marta (2013), Kleiman; Vianna; De
Grand (2015), Kleiman; Matencio (2005), Matencio (2009), Silva; Gomide (2013),
Street (2014) e Vóvio; Sito; De Grande (2010) sobre letramentos, identidade,
alteridade e sociedade.
Vagas: 15
Minicurso 03: Entre o sujeito, o corpo e a
telenovela: movimentos discursivos da materialidade audiovisual
Proponente: Prof. Me. Victor Pereira Sousa
Quais os
posicionamentos para o sujeito são constituídos e materializados no quadro
audiovisual da telenovela em circulação no momento histórico em que vivemos?
Esse é o questionamento que movimentará este minicurso. Ao atrelarmos a
produção televisiva à produção discursiva, encontramos naquela, a partir de
materialidades emergidas em redes, a possibilidade de deslocamentos e
modificações, que potencializam o aparecimento de novos campos de saber e o
esboço de determinados posicionamentos para o sujeito. Assim, pretendemos
apresentar como os sujeitos são concebidos a partir de sua construção por
discursos e saberes materializados na segunda versão da telenovela O astro,
exibida pela Rede Globo no ano de 2011. Procuraremos, ainda, descrever e
analisar a materialidade audiovisual da respectiva telenovela para
identificarmos os discursos (re)produzidos; estabelecer uma compreensão do
audiovisual à luz da teoria do discurso; operar um deslocamento e um
desmembramento da linguagem híbrida do audiovisual pelas vias da função
enunciativa; e recuperar na regularidade de determinadas partes nos diversos
tipos de planos, enquadramento, ângulo, encadeamento entre os planos, posições
em que os corpos dos personagens aparecem na câmera e os sons que se repetem
os enunciados ali materializados, ou seja, produtos de sujeitos, que ocupam
lugares institucionais específicos, se correlacionam e são determinados por
regras sócio-históricas que possibilitam as suas enunciações. Sabendo que o
sujeito é formado em sua dispersão, pois pode ser sempre outro a depender da
rede de sujeitos com a qual se estabelece, discutiremos a hipótese de que, em O
astro, há a configuração de um campo do discurso no qual se movimentam
formações para o sujeito, cujo fio discursivo está apoiado numa noção de
monstruosidade que se dá a ver no corpo enquanto procedimento de controle do
discurso.
Vagas: 15
Minicurso 04: Crise da subjetividade e
resistência na narrativa de Clarice Lispector
Proponente: Profa. Me. Deisivane Alves
Medeiros
Este minicurso tem
como objetivo apresentar alguns conceitos teóricos básicos a respeito da
construção narrativa de Clarice Lispector, especificamente, no romance A maçã
no escuro (1961). Na concepção de Candido (1995), o romance moderno procurou
aumentar o sentimento de dificuldade do ser fictício, diminuir a ideia de
esquema fixo, acentuando a complexidade da experiência. Assim, ao acompanharmos
a trajetória do romance, em constante devir, nos deparamos com a crise
narrativa, apontada por Walter Benjamin como herança dos tempos sombrios.
Pretende-se, neste curso, exemplificar de que modo a obra de Lispector dialoga
com as questões sociais ao instalar uma narrativa marcada pela fragmentação,
melancolia e precarização dos personagens.
Vagas: 15
Minicurso 05: O perfil de leitor na
sociedade burguesa: leituras religiosas e leituras folhetinescas
Proponente: Josuelene da Silva Souza
O Objetivo do
minicurso é discutir a expansão do público leitor, em um plano sócio histórico,
situado por volta do século XVIII e início do século XIX, na Europa, com a
criação e o aperfeiçoamento da imprensa escrita, a qual possibilitou o
crescimento do mercado do livro, a formação de um novo perfil de leitor, as
formas limitadas de leitura praticadas durante os séculos XVIII e o XIX. Será
destacada a importância da revolução da imprensa com a inovação de Gutemberg,
fator determinante na expansão da publicação de livro no mundo e,
sucessivamente, para um novo perfil de leitor e o surgimento de novas práticas
de leituras. Ainda, levaremos em consideração a ascensão do romance que
despertaram o interesse do leitor durante o século XIX, com as publicações de Daniel
Defoe, pioneiro com Robson Crusoé (1719), e de Samuel Richardson, que
primeiramente se destacou com o romance Pamela (1740) e depois Clarissa (1748).
Fielding fez sucesso com Tom Jones (1749) e Laurence Sterne com o seu Tristy
Sandy (1760). Esses romances ganharam uma popularização, propagando-se na
França, na qual o romance se tornou um gênero dominante com o sucesso das
obras. Para o referido minicurso, iremos utilizar para as leituras e discussões
os estudos de Marisa Lajolo e Regina Zilberman (1999); Roger Chartier
(2003/2001/1994); Márcia Abreu (2003/1999); Ian Watt (1990); Robert Darnton,
(1992) entre outros.
Vagas: 15
Minicurso 06: Encantar pelo sobrenatural:
uma sequência didática com Contos e “causos” fantásticos
Proponente: Ana Paula Soares da Silva
O projeto deste
minicurso em tela busca desenvolver um trabalho sobre Literatura e os Contos
Fantásticos do Século XIX, bem como as interfaces que possuem com as Narrativas
Fantásticas de Tradição Oral. Neste minicurso discorreremos sobre a fase romântica
do século XIX, além da história baiana com seus “causos” fantásticos ligados à
tradição oral dos garimpos de ouro do Brasil Colonial. Neste sentido, também
apresentaremos uma sugestão de sequencia didática para incentivar os alunos do
ensino fundamental II, a lerem e se encantarem com os contos fantásticos do
século XIX. Além disso, promover a conexão inter-geracional dos jovens alunos
com os mestres locais, colocá-los em contato com a memória coletiva popular que
ressignificará sua história e seu pertencimento. Os textos escolhidos para tal
empreendimento se inscrevem nas matrizes dos contos de narrativa fantástica do
século XIX, a priori a partir das análises teóricas de Todorov, Rodrigues
(1988), Paes (1985), Lovecraft (2008), além de outros críticos literários
versados nesta área da Teoria da Literatura. Assim sendo, buscaremos demonstrar
como aproxima-los da leitura dos textos literários e das memórias coletivas
ancestrais, ampliando assim sua percepção entre as semelhanças e diferenças
destas duas modalidades narrativas e estimulando a fruição literária,
incentivando o letramento com a escrita e da reescrita de adaptações dos contos
apresentados. Este minicurso poderá servir de inspiração para professores de
Ensino Básico e graduandos em Letras para pensar possibilidades de abordagens
literárias em sala de aula.
Vagas: 15
Minicurso 07:
Entrelaçamento entre oralidade e escrita em textos literários
Proponentes: Francielle Leite Souza Machado, Josiane Souza Pires e Wilma Santana dos Santos
Este minicurso tem por
objetivo ser um espaço para reflexão e discussão sobre a oralidade presente nas
obras literárias, de diferentes estilos, a saber, o romance Pedro Páramo (1955), do escritor
mexicano Juan Rulfo; Terra Sonâmbula (1992),
do moçambicano Mia Couto, e Lavoura
Arcaica (1975), do brasileiro Raduan Nassar. Em Pedro Páramo, a narrativa desvenda um grande rigor da escrita, no
polimento e lapidação da linguagem, volvendo-se sutilmente à tradição oral e
cultura latino-americanas. O romance Terra
Sonâmbula, de Mia Couto, está enredado em torno da “palavra”, que se
relaciona com elementos essenciais da natureza. A “palavra” também se encontra
encadeada, ao representar o ler, o escrever, a leitura em voz alta, a contação
de histórias. Em Lavoura Arcaica percebe-se a importância da oralidade na
transmissão dos sermões do pai, levando em conta a voz do pai, e a
reivindicação do “filho pródigo” em ter o direito de uma voz própria. O
minicurso propõe uma discussão histórica sobre a oralidade, com base nos
estudos de ZUMTHOR (1993) e nas práticas de leitura, conforme CHARTIER (2001),
no intuito de perceber como a oralidade e a escrita, as práticas de leitura, em
voz alta, silenciosa ou em público estavam presentes em diversos momentos da
história. Propõe-se ainda perceber como o oral permanece entrelaçado com o
escrito e vice-versa, nas obras literárias. A partir da leitura dos fragmentos
das obras acima citadas, busca-se perceber esse entrelaçamento.
Vagas: 15
Minicurso 08: Mulher, História e
Literatura: rompendo silêncios – o caso Jane Austen.
Proponentes: Andréa Andrade Oliveira Prado e Lailla Mendes Correia
Desde Ovídio muito se cantou, recitou,
escreveu sobre a mulher; a musa, a donzela, a santa ou a bruxa. Mas a vida de
reclusão (física ou intelectual) não permitiu a essa mulher ser dona da voz na performance ou da pena sobre o
pergaminho. Daí o
trabalho de estudiosas como Joan Scott (1991), Simone de Beauvoir (2016) e
Michelle Perrot (2006) que teorizam sobre as mulheres na perspectiva de mudar o
modo como a história é escrita. Resgatar a história das mulheres e a
autoria feminina é antes de tudo um ato político. Significa necessariamente ir
de encontro as definições históricas estabelecidas como verdadeiras e propor
novos olhares. “A leitura feminista propõe uma forma de interpretação que
procura responder como seria a história se vista através dos olhos das
mulheres” (BARBOSA, 2011, p.95). A criação sempre foi considerada prerrogativa do
homem. À mulher cabia a reprodução e nutrição da espécie (BEAUVOIR, 2017). O homo faber é, então, senhor da criação
em todos os sentidos. E só dele se espera produção de conhecimento e
consequentemente produção de textos. Todavia, contrariando os desejos
patriarcais e revendo sua própria existência, algumas mulheres escreveram.
Dentre elas, Jane Auten, na Inglaterra do século XVIII. Sendo assim, o
presente minicurso se propõe a discutir os motivos do silenciamento das
mulheres ao longo dos tempos e perceber, através da leitura de fragmentos do Abadia de Northanger (2012) de Jane
Austen, um exemplo de mulher que subverteu essa ordem.
Palavras-chave: História das
mulheres. Autoria Feminina. Crítica Feminista. Jane Austen.
Vagas:
15
Comentários
Postar um comentário